Pico da Caledônia - Nova Friburgo


Altitude Máxima: 2257 metros.


Altitude Mínima: 850 em Nova Friburgo


Temporada ideal: O ano inteiro


O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e que fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

A Caledônia é a segunda montanha mais alta da Serra do Mar. Em seu cume há também uma rampa de asa delta para prática de voo livre.

A altitude oficial da montanha passou por mudanças. Pela última carta escala 1:25.000 do IBGE, a altitude do Pico da Caledônia foi atualizada, contendo dois cumes de 2234 metros e 2255 metros, respectivamente o cume sul e o cume norte, e entre eles se distribuem as torres de telecomunicações. A altitude de 2219 metros se refere a antiga carta 1:50.000 do IBGE. Recentemente em 2014, o Doutor em Geociências e escalador Antonio Paulo Faria liderou uma pesquisa que definiu a altitude de 2257 metros usando um GPS de precisão.

De seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região, sendo possível visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros.


Visitação e acesso:


Importante esclarecer que o Pico da Caledônia é aberto para visitação em horários restritos e que o seu acesso é feito através de uma estrada bem íngreme a partir do bairro Cascatinha, em Nova Friburgo.

Devido à sua importância para o meio ambiente, considerando a existência de muitas nascentes de água e a presença de animais silvestres, foi criada no seu entorno uma área de proteção ambiental pelo município de Nova Friburgo, conhecida como APA do Caledônia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes